Menos reuniões, mais ações!


Todas as vezes que sou chamado para uma reunião tenho dois sentimento: o primeiro de alegria, pois significa que minhas contribuições são importantes para as pessoas; o segundo de tristeza, pois na maioria das vezes as reuniões tendem a ser longas, ineficientes e muitas, muitas vezes tendem a não conduzir as nossas atividades por caminhos mais efetivos.

Então como melhorar o desempenho de uma reunião de trabalho?

Primeiro, defina uma pauta muito específica e busque um lugar que seja confortável, estimulador de boas ideias e principalmente que mantenha o time concentrado no objetivo da reunião.

Em segundo lugar, estabeleça um horário para início, mas principalmente para o fim da reunião, isso vai fazer com que todos fiquem focados em alcançar os resultados esperados dentro da reunião.

Terceiro, quebre o gelo no inicio da reunião, mas não perca muito tempo, use apenas 10 minutos para um momento de interação, depois foco na pauta da reunião.

Quarto e último ponto, saia da reunião com as atribuições definidas para as ações seguintes. É importante que o time esteja em sinergia com o cumprimento da ação! Esse alinhamento será o fechamento dos pontos para que seu trabalho seja mais efetivo. Não esqueça de usar elementos visuais, para compor o cenário da reunião, a linguagem visual é muito importante para a concentração e o engajamento da equipe.

#TRABALHO #equipe #ANOTAÇÕES #reuniões