FELIZ BOOTSTRAPPING DAY!


Você sabe o que significa bootstrapping? E porque hoje é o dia do bootstrapping? Bom, na verdade não existe um “bootstrapping day”, acabei de inventar isso só para chamar a sua atenção para este termo!


O Bootstrapping é uma expressão de origem inglesa, que não possui uma tradução para o português, ela surge lá pelos anos de 1880 e fazia referência a um objeto para ajudar a calçar as próprias botas. Algo muito difícil levando em consideração os materiais e a qualidade dos calçados daquela época.


Com o tempo esta expressão foi ganhando vários significados para a cultura inglesa, mas a metáfora que me refiro aqui é algo como “se levantar por suas próprias botas”. Você já pensou em fazer isso? Seria mais ou menos a capacidade de você conseguir se levantar do chão, usando para isso, apenas as usas mãos e suas botas calçadas.


Um desafio que hoje seria equivalente a você montar um negócio, usando apenas os seus recursos: intelectuais, relacionais e financeiros. O Bootstrapping é a capacidade que os empreendedores desenvolvem de tirar uma ideia do papel, colocar em prática e não usar capital de ninguém para desenvolver o seu negócio.


Atualmente isso é muito comum quando falamos de empresas de base tecnológica as conhecidas startups. Fazer um negócio acontecer não é uma tarefa fácil. É necessário ter uma boa ideia, a capacidade de solucionar um problema do seu cliente, estruturar um modelo de negócio e obviamente trabalhar arduamente para que o negócio funcione, bootstrapping!


Como você deve estar pensando uma pessoa que tenta fazer um bootstrapping acabaria caindo com a rosto no chão. Mas, na verdade não é isso que acontece em todos os casos. Grandes negócios começaram assim, sem apoio, sem recursos, sem capital externo, utilizando todo o potencial dos seus empreendedores e claro muito planejamento e trabalho.


Fazer um bootstrapping não é uma tarefa fácil! Mas, também não é impossível! O que vai fazer toda a diferença é você acreditar na sua ideia e não depender de ninguém para que ela venha funcionar. Planejar todos os passos, aprender a cada dia e ter um foco definido são ferramentas indispensáveis. E o que mais? Obviamente, muito trabalho! E tenha certeza que todos os dias você poderá comemorar o seu bootstrapping day!

#bootstrapping #EMPREENDEDORISMO #Empreendedor #planejamento